data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Os exames práticos de autoescola foram retomados no Rio Grande do Sul no começo de junho. A cada semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) e os Centros de Formação de Condutores (CFCs) fazem avaliações internas sobre o funcionamento das provas. A intenção é analisar o comportamento dos candidatos sobre os protocolos e o tempo levado para a higienização dos carros. Isso permite que mais horários possam ser ofertados caso as medidas sejam bem executadas. A partir da próxima semana, já haverá uma ampliação de horários em Santa Maria.
- Iniciamos operando na capacidade mínima para que, após realizadas as avaliações iniciais, pudéssemos ir aumentando o número de vagas com total segurança - explica, em nota, Gelson Benatti, chefe da Divisão de Exames Teóricos e Práticos do Detran-RS.
Vacina contra a gripe volta a ser disponibilizada na rede privada em Santa Maria
Segundo o Detran-RS, atualmente são 96 vagas por semana disponíveis para os CFCs de Santa Maria. Esse número segue válido até 29 de junho. Não há estimativa definida para o próximo mês, conforme o Detran. Entretanto, o órgão espera manter todos os atendimentos, inclusive, com ampliação do número de vagas. Conforme o diretor geral do CFC Viacentro, Rodimar Dall Agnol, no mês de junho, as autoescolas puderam realizar um número aproximado de 20% das provas que eram feitas antes da pandemia. A partir da próxima semana, esse percentual passará a 75%.
- Vai ser um aumento importante, porque há muita fila de espera. Estamos com grande demanda, tem um público represado de cerca de dois meses. A gente espera que no próximo mês consiga dar uma boa oxigenada nesse público represado. Pedimos que as pessoas tenham calma neste momento, porque - destaca Dall Agnol.
O aumento seria vetado apenas se fossem percebidas aglomerações ou dificuldades, como tumultos causados por pessoas que se recusam a usar máscara, exemplo mencionado pelo departamento. Os atendimentos podem, ainda, ser suspensos em regiões de bandeira vermelha conforme o sistema de distanciamento controlado.
Porém, o Detran ainda afirma que a disponibilização de vagas para provas depende mais da organização do CFC e seus candidatos, evitando aglomerações e adotando todos os protocolos de segurança, do que da cor das bandeiras.